Desde o dia em que resolvi criar um blog, a minha maior preocupação sempre esteve focada na apropriação ilegal de textos ou ideias alheias. Não tenho, nem nunca tive, intenção de ferir os direitos de outrem, mas temia que a minha inexperiência e ingenuidade, em se tratando de blog, me rendesse futuras dores de cabeça.
Por conta disso, pesquisei bastante pela net afora a respeito da temática e sobre como evitar conflitos legais com tantos outros autores espalhados por aí. Nessa busca, encontrei excelentes materiais, instrutivos, de fácil leitura e compreensão, como:
Nesses locais você encontrará textos sérios e de qualidade sobre diversos assuntos de extrema importância para blogueiros iniciantes ou avançados. Os links disponibilizados o direcionará ao tema em questão que é respeito aos direitos do autor e plágio, mas recomendo uma passeada pelos demais posts desses blogs.
Em minhas andanças, notei que muito se fala em direitos dos blogueiros sobre seus textos publicados, mas é difícil encontrar algum material interessante e de fácil assimilação quando se trata dos direitos sobre imagens. A maioria dos blogs que visito usam imagens para ilustrar seus posts, mas nem sempre estas são creditadas. Confesso que, logo quando criei o blog, também não julgava este assunto importante. O interesse em dar os créditos ao dono da imagem surgiu à medida em que comecei a entender as implicâncias jurídicas que a falta deste pode proporcionar.
Se você ainda não acredita nas complicações legais que uma simples imagem pode causar, veja a história narrada pelo autor do blog
Fique Rico. Agora saiba que tudo isso pode ser evitado. Não entendo de leis e de blogs, portanto não discorrerei sobre o assunto. A minha proposta é compartilhar com os meus leitores alguns links úteis, frutos da minha pesquisa sobre o assunto, para quem, como eu, tem a preocupação de fazer as coisas de forma ética.
Um site interessante nesse quesito é o
Public Domain Pictures.Net, que disponibiliza imagens para serem usadas livre e gratuitamente, desde que o usuário credite a figura, mediante link. Uma outra forma interessante de conseguir imagens sem infringir as leis é procurá-las no
Flickr. A vantagem é que este site permite a busca de fotografias pelo tipo de licença de uso. Clicando em
Explorar > Creative Commons, você poderá escolher entre as diversas modalidades de licença e cumprir as determinações de cada uma delas.
Por fim, temos o Google Imagens, local onde até então eu buscava as ilustrações dos meus posts. Aviso aos navegantes que essa estratégia pode lhes render sérios problemas, inclusive o próprio site avisa que as imagens ali disponíveis podem ter direitos autorais e servem meramente para visualizações na web. Entretanto, há uma opção de buscar as imagens do Google pelos direitos de uso, conforme demonstração a seguir:
 |
Página de imagens do Google. Clique para aumentá-la. |
|
A proposta parece boa, mas não consegui entender o funcionamento desta estratégia. Não sei quais das licenças disponíveis se aplicam às necessidades dos blogueiros, mas deixo a dica para quem quiser explicar ou tentar descobrir.
Enfim, escrevi este post com um objetivo bem específico: indicar bons textos e soluções para blogueiros iniciantes que, como eu, encontram-se perdidos e interessados nas leis que regem a blogosfera. Não tenho a mínima pretensão de destrinchar este tema porque não o domino, logo, não se trata de um texto técnico, mas de orientação. Em vista disso, peço às pessoas que lêem o blog e que entendem mais do assunto que indiquem, via comentário, dicas e outros materiais interessantes sobre o tema.
Bjiin
**Atualização**
Olha que interessante: lendo descompromissadamente o
Blogosfera legalizada, descobri um post muito pertinente ao assunto discutido aqui. Trata-se de uma lista com diversos links de sites cujas imagens são de domínio público! Agora não tem mais por que correr riscos com imagens protegidas por direitos autorais, né?
Muito legal, mesmo!
**Atualização II**
O Dando pitacos também oferece uma ótima alternativa para a questão. Confira o recurso e a forma de utilização clicando no link.