Transtornos alimentares

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Semestre passado, eu e minha equipe fizemos um seminário sobre transtornos alimentares de caráter psicológico para a matéria Neurociências. Foi um trabalho bastante interessante em vários aspectos e os vídeos apresentados foram um show a parte. Pensando nisso, compartilho com vocês o vídeo de abertura e a frase de encerramento da nossa apresentação.


“Admito que é inata em nós a estima pelo próprio corpo, admito que temos o dever de cuidar dele. Não nego que devamos dar-lhe atenção, mas nego que devamos ser seus escravos. Será escravo de muitos quem for escravo do próprio corpo, quem temer por ele em demasia, quem tudo fizer em função dele. Devemos proceder não como quem vive no interesse do corpo, mas simplesmente como quem não pode viver sem ele. Um excessivo interesse pelo corpo inquieta-nos com temores, carrega-nos de apreensões, expõe-nos aos insultos; o bem moral torna-se desprezível para aqueles que amam em excesso o corpo." 
Sêneca (filósofo)

Interessante, não é?! Sinceramente, fiquei muito bem impressionada em relação à quantidade de materiais de qualidade disponíveis na internet sobre este tema. Aproveito para deixar o link de uma biblioteca científica eletrônica com muita coisa boa para nós, estudantes: Scielo.

Enfim, é isso.
See you soon, guys!

3 comentários:

Nana Nenem disse...

Transtorno alimentar é aquela coisa que não sabemos de onde vem e quando exatamente começa, mas que queremos nos livrar a qualquer custo.

Tenho andado em briga com minha balança depois que parei de fumar. Mas sou forte e brasileira, não desisto nunca!

Dell Sales disse...

Nana, estou chocada em saber que você fumava... Eu nunca imaginaria.

Por outro lado, que bom que parou.

Enfim, força e não desista mesmo. E se for pra perder peso, que seja de forma saudável, viu, moça?!

Bjiin e obrigada pela visita.

Filipe "Tchuco" disse...

Olá Dell,

Primeiramente, queria me desculpar por nunca mais ter visitado seu blog. Mas pelo jeito não sou o único: seus posts, como você já adiantou, estão cada vez mais raros.

Sobre o tema, quem me conhece sabe que não sou muito de cuidar do corpo. Academia?? Preguiça só de pensar. Ou seja, não sou escravo do meu corpo, muito menos sofro trasntorno alimentar. Porém, depois de muito relutar, vou cortar um pouco o açúcar das minhas refeições. Como balas diariamente e tomo muito refrigerante, o que não é nada bom.

Ah, e não culpo, assim como o Sêneca, os que cuidam do corpo para se sentirem melhores consigo. Culpo os que cuidam pra parecer melhor aos olhos dos outros.

Beijos!

Postar um comentário

Complemente esta história...