Vida de professor

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Que professor sofre, disso ninguém duvida. É dolorosamente irônico concluir que uma profissão tão necessária é também uma das mais mal pagas e desvalorizadas do país. Longe daquela imagem de sabedoria e respeito de outrora, os mestre de hoje são maltratados pelo sistema e pelos alunos.
Basta uma simples pesquisa na internet para constatar a degradação do ensino e a inferiorização do professor, especialmente aqueles que trabalham em localidades de risco. O docente de hoje convive com o medo de agressões, que podem ser físicas ou verbais e, não raro, acabam por desistir da profissão ou adquirem doenças psicológicas ou gástricas. Ou os dois!

Durante meu ensino fundamental, cheguei a presenciar algumas discussões entre professores e alunos, mas nada que passasse de "bate-boca" e uma boa conversa com a diretora. Tive professores que angariaram respeito pela sua postura exigente e quase maternal, outros o conseguiu pelo medo que causava nos estudantes, mas também conheci exemplares que não tinham o mínimo controle da turma e pareciam nem se importar com isso.

De qualquer forma, não consigo deixar de me perguntar quando foi que a profissão de professor passou a ser tão perigosa a ponto de uma reprovação ser motivo de um homicídio. O que explica um aluno bater severamente na professora por causa de uma discussão em sala? Por que tanta violência num espaço onde a palavra-chave é educação? Por que, meu caro leitor?

1 comentários:

Filipe "Tchuco" disse...

Olá Vaquinha(sic!),

Professor no Brasil tem menos prestígio que garota de programa. Não que as garotas não merecessem prestígio, mas professor, médico, policial e todas as outras profissões co-relacionadas com educação, saúde e segurança deveriam ser, na minha humilde opinião, as mais bem valorizadas numa sociedade.

Eu também já ouvi relatos de professores da rede pública daqui de Salvador sobre alunos que ameaçam o corpo docente. E, o pior, os professores não podem contestar, sob risco de sofrer alguma retaliação, seja material ou até mesmo física.

Mas esse problema só se resolve com educação. Os alunos têm que perceber a importância da escola e do professor na formação deles. Hoje agradeço muito a alguns docentes por terem me incentivado a ler, a desenvolver meu senso crítico.

Beijos...

PS: Olhe, você esqueceu que eu existo é? Não fala mais comigo, não me liga. Mas você me paga..

Postar um comentário

Complemente esta história...