Direitos autorais de imagens - Como proceder

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Copyright Symbols
Fonte da imagem: MikeBlogs

Desde o dia em que resolvi criar um blog, a minha maior preocupação sempre esteve focada na apropriação ilegal de textos ou ideias alheias. Não tenho, nem nunca tive, intenção de ferir os direitos de outrem, mas temia que a minha inexperiência e ingenuidade, em se tratando de blog, me rendesse futuras dores de cabeça.

Por conta disso, pesquisei bastante pela net afora a respeito da temática e sobre como evitar conflitos legais com tantos outros autores espalhados por aí. Nessa busca, encontrei excelentes materiais, instrutivos, de fácil leitura e compreensão, como:


Nesses locais você encontrará textos sérios e de qualidade sobre diversos assuntos de extrema importância para blogueiros iniciantes ou avançados. Os links disponibilizados o direcionará ao tema em questão que é respeito aos direitos do autor e plágio, mas recomendo uma passeada pelos demais posts desses blogs.

Em minhas andanças, notei que muito se fala em direitos dos blogueiros sobre seus textos publicados, mas é difícil encontrar algum material interessante e de fácil assimilação quando se trata dos direitos sobre imagens. A maioria dos blogs que visito usam imagens para ilustrar seus posts, mas nem sempre estas são creditadas. Confesso que, logo quando criei o blog, também não julgava este assunto importante. O interesse em dar os créditos ao dono da imagem surgiu à medida em que comecei a entender as implicâncias jurídicas que a falta deste pode proporcionar.

Se você ainda não acredita nas complicações legais que uma simples imagem pode causar, veja a história narrada pelo autor do blog Fique Rico. Agora saiba que tudo isso pode ser evitado. Não entendo de leis e de blogs, portanto não discorrerei sobre o assunto. A minha proposta é compartilhar com os meus leitores alguns links úteis, frutos da minha pesquisa sobre o assunto, para quem, como eu, tem a preocupação de fazer as coisas de  forma ética.

Um site interessante nesse quesito é o Public Domain Pictures.Net, que disponibiliza imagens para serem usadas livre e gratuitamente, desde que o usuário credite a figura, mediante link. Uma outra forma interessante de conseguir imagens sem infringir as leis é procurá-las no Flickr. A vantagem é que este site permite a busca de fotografias pelo tipo de licença de uso. Clicando em Explorar > Creative Commons, você poderá escolher entre as diversas modalidades de licença e cumprir as determinações de cada uma delas.

Por fim, temos o Google Imagens, local onde até então eu buscava as ilustrações dos meus posts. Aviso aos navegantes que essa estratégia pode lhes render sérios problemas, inclusive o próprio site avisa que as imagens ali disponíveis podem ter direitos autorais e servem meramente para visualizações na web. Entretanto, há uma opção de buscar as imagens do Google pelos direitos de uso, conforme demonstração a seguir:

Página de imagens do Google. Clique para aumentá-la.
 A proposta parece boa, mas não consegui entender o funcionamento desta estratégia. Não sei quais das licenças disponíveis se aplicam às necessidades dos blogueiros, mas deixo a dica para quem quiser explicar ou tentar descobrir.

Enfim, escrevi este post com um objetivo bem específico: indicar bons textos e soluções para blogueiros iniciantes que, como eu, encontram-se perdidos e interessados nas leis que regem a blogosfera. Não tenho a mínima pretensão de destrinchar este tema porque não o domino, logo, não se trata de um texto técnico, mas de orientação. Em vista disso, peço às pessoas que lêem o blog e que entendem mais do assunto que indiquem, via comentário, dicas e outros materiais interessantes sobre o tema.

Bjiin


**Atualização**

Olha que interessante: lendo descompromissadamente o Blogosfera legalizada, descobri um post muito pertinente ao assunto discutido aqui. Trata-se de uma lista com diversos links de sites cujas imagens são de domínio público! Agora não tem mais por que correr riscos com imagens protegidas por direitos autorais, né?
Muito legal, mesmo!

**Atualização II**

Dando pitacos também oferece uma ótima alternativa para a questão. Confira o recurso e a forma de utilização clicando no link.

5 comentários:

Filipe "Tchuko" disse...

Olá Dell,

Apesar de não entender nada do assunto e de não ter mais nada a acrescentar, venho dar minha opinião sobre o direito do autor.

Concordo que toda foto e texto citado em blogs ou em outros veículos de comunicação devem ser creditados ao autor, de modo que ele receba os méritos por sua criação. Feito isso, sou a favor do uso de obras por outras pessoas, mesmo sem a autorização de seus respectivos criadores. Mas, repito, com o devido crédito..

Bjos

Dell Sales disse...

Thu, confesso que esse é um assunto ainda confuso para mim. É muito chato quando você encontra uma imagem perfeita para ilustrar um post e ela tem direitos autorais muito restritivos.

Sobre o uso não autorizado, a depender da licença de uso, pode render até processo... Complicado, né?

carlos roberto disse...

Excelente postagem, Dell!

A questão de direitos autorais sobre imagens não é muito simples, e foi muito bem abordada por você.

Mesmo com o que se mencione o nome do autor, do dono da imagem, a sua reprodução, sem autorização dele, pode gerar problemas.

Eu já tive o dissabor de ter que substituir a imagem de um post porque o dono da foto exigiu. O melhor, então, pra evitar complicações, é tentar utilizar uma imagem sem restrições.

Um beijão...

carlos roberto disse...

Corrigindo: "Mesmo que se mencione o nome do autor, do dono da imagem, a sua reprodução, sem autorização dele, por gerar problemas".

Um beijão, Dell...

Dell Sales disse...

Olá, Carlos!

É um prazer recebê-lo aqui no meu humilde cantinho.

Então, acredito que muitos dos problemas em relação aos direitos de imagens está relacionado à falta de informação mesmo. E, também, à dificuldade de se encontrar boas imagens de domínio público. Deve ser frustrante ter de trocar ilustrações por causa de direitos autorais, mas não podemos negar que o autor da imagem tem a sua razão. Pelo menos você não passou por "perrengues" maiores, como processos e indenizações, né?

Obrigada pelas palavras tão motivadoras e volte sempre. Bjiin

Postar um comentário

Complemente esta história...