E por falar em resiliência...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Quem comprou o jornal A Tarde deste domingo (19/12) pode conferir uma entrevista muito bacana na seção Empregos e negócios, p. 8, com o empresário David Portes. Para quem ainda  não conhece a sua história, trata-se de um ex-camelô, ex-cortador de cana e ex-morador de rua que conseguiu (com esforço, talento e muita, muita sorte)  superar os desafios da vida e se sagrar empreendedor de sucesso.

Fonte da imagem: Mundo do Marketing

Quem olha para a imagem de David (acima) , bem vestido, bem-sucedido, não diria que em um passado obscuro ele tenha tido que dormir ao relento, acompanhado por sua esposa, grávida à época. A história desse guerreiro ganhou novo rumo quando ele tomou um empréstimo de R$ 12,00 com um porteiro para comprar remédio para sua esposa. Motivado por alguma intuição que só pessoas como ele e Sílvio Santos podem entender, David investiu esse mísero capital em doces e, a partir daí, sua vida começou a mudar. E para melhor.

O negócio cresceu, David prosperou e hoje recebe mais de R$ 100 000, 00 por mês. Ele tem empresas de grande valor no mercado, realiza palestras pelo mundo todo, está prestes a lançar seu segundo livro e, segundo revelação do mesmo ao jornal, trabalha na construção do "único site em 3D do mundo". 

"Eu nunca pensei que ia ganhar prêmios junto com Philip Kottler nos Estados Unidos, como melhor palestrante de marketing em Nova Iorque. Um camelô, só com a 8ª série. Eu não sabia que tinha esse dom.".
Trecho da entrevista concedida por David Portes ao jornal A Tarde.

Sem dúvida, David Portes é um exemplo emblemático de superação, de força de vontade e de espírito empreendedor. Uma inspiração que serve para mim e para você, querido leitor. Infelizmente, não há maneira de publicar a reportagem na íntegra aqui sem ferir os direitos alheios. Entretanto, para quem tiver interesse, recomendo uma pesquisa no Google sobre a vida dessa personalidade marcante. Adianto que vale muito à pena clicar e se encantar com essa fantástica história de vida.

Até mais. 

2 comentários:

Filipe "Tchuko" disse...

Olá Dell,

Bastante interessante a história do Sr. Portes. Ele conseguiu sair da miséria e virar um empresário e palestrante de sucesso. Com certeza, ele nasceu com o espírito e a coragem de um empreendedor..

Porém, convenhamos, é mais fácil arriscar tudo quando não se tem nada, do que arriscar tudo quando já possuimos algo. Mas isso não desmerece em nada o David.

Por isso eu acho conveniente engrandecer outros empreendedores, como o Eike Batista, que já nasceu em berço esplêndido, mas sobre multiplicar e muito a sua fortuna, se tornando um dos mais ricos do mundo. Ele teve bastante coragem em investir seu dinheiro em projetos audaciosos e arriscados, e deu no que deu. Também aconselho a conhecerem mais a história do Eike.

Um bjo e até a próxima..

Dell Sales disse...

Bem, eu não conhecia a história de Eike. Confesso que precisei pedir ajuda ao todo-poderoso Google para me situar.

Não concordo que seja mais fácil arriscar tudo quando não se tem nada. O que vejo é justamente o contrário... Quem tem pouco, geralmente tem medo de jogar tudo pra o alto.

Eike teve uma educação consistente, estudou fora do país, teve uma vivência familiar que, certamente, favoreceu o seu contato com o mundo dos negócios. David não. Ele tinha a 8ª série, espírito empreendedor, objetivo e sorte.

Muitos grandes empresários, que também nasceram em berço de ouro, conseguiram multiplicar sua fortuna. Isso não é um mérito de Eike. A meu ver, o grande destaque dele está na ousadia em investir em projetos arriscados, inovadores. Eike me parece um visionário. E isso é ótimo!

Mas, o meu texto aborda o outro lado da moeda. Uma pessoa, aparentemente sem perspectiva de vida, que conseguiu reverter a situação e se tornar influente e poderosa. Estou falando sobre resiliência e esse é um atributo que David tem de sobra.

Bjiin, Thukinho, e continue me visitando sempre que tiver um tempinho.

Postar um comentário

Complemente esta história...