O primeiro livro a gente nunca esquece

sábado, 18 de dezembro de 2010

Eis que estou aqui novamente para falar sobre leitura, atividade que me dá muita satisfação, aliás. Dessa vez, falarei sobre um livro muito especial, responsável pelo meu ingresso no mundo mágico das palavras. Não foi o primeiro livro que li, mas foi o mais significativo entre os primeiros. Trata-se do clássico infanto-juvenil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá (Clique no link para ter acesso à versão digitalizada do livro), obra do grande escritor baiano Jorge Amado.

A fábula narra a história de amor entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, que, por razões óbvias, é absolutamente impossível. Como se a diferença de espécie não fosse suficiente, o Malhado ainda possui péssima fama entre os demais moradores locais. A Andorinha, por sua vez, é uma avezinha jovem e audaciosa, amada por todos e cuja beleza custou-lhe um noivado arranjado.
A paixão entre os protagonistas é tão intensa quanto o desfecho da história... Desfecho triste, por sinal. Confesso que chorei ao lê-lo pela primeira vez, aos 10 anos de idade.

Enfim, o livro é simples, mas tem o poder de atingir tanto crianças quanto adultos, devido ao seu caráter metafórico. Recomendo a leitura.

E para instigá-lo ainda mais, transcrevo um trecho do livro logo abaixo:

"Era uma vez antigamente, mas muito antigamente, nas profundas do passado, quando os bichos falavam, os cachorros eram amarrados com lingüiça, alfaiates casavam com princesas e as crianças chegavam no bico das cegonhas. Hoje, meninos e meninas já nascem sabendo tudo, aprendem no ventre materno, onde se fazem psicanalisar para escolher cada qual o complexo preferido, a angústia, a solidão, a violência. 

Aconteceu naquele então uma história de amor."

E ai? Animou-se? Corre para ler O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e depois comenta aqui sobre o que achou. Assim me despeço, mas não sem antes agraciá-los com o Soneto do amor impossível, texto escrito pelo Gato para a Andorinha. Abraços e até logo.



2 comentários:

Filipe "Tchuko" disse...

Olá Dell,

O primeiro livro a gente nunca esquece, mas eu não me recordo. O que eu tenho uma lembrança mais antiga é um livro do americano Mark Twain, do qual lembro ter gostado muito...

Ah, sobre o triste fim eu gostaria de saber. Mesmo que eu fosse ler, não me incomodo de saber o desfecho. Espero que você diga, fiquei curioso. Ou melhor, sou curioso..

Um bjo Dell..

Dell Sales disse...

Não lembra? Poxa... De Twain eu só li 'Um assassinato, um mistério e um casamento', também na minha infância. Àquela época eu gostei.

Não contarei o desfecho da história! Leia o livro, Thukinho. É tão bonitinho...

Bjiin

Postar um comentário

Complemente esta história...