Entre outras palavras...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010


Eu adoro ler. Verdade. A leitura exerce um magnetismo enorme sobre mim. Acho fantástica a capacidade de transformação de letras, a princípio sem sentido, em palavras e frases cheias de significados, e interpretações, e sonoridade. Tem gente que ama música, outros são apaixonados por pintura, mas o meu fascínio maior está nas imensas possibilidades que esses 26 símbolos podem nos dar.
 

A leitura é mágica. Ela é tão poderosa e presente que a gente até esquece que um dia a ignorou completamente. Sim, meus caros. Não é incrível perceber como algo tão involuntário, necessário e incrivelmente banal exigiu, em certa época, muita dedicação e esforço para ser assimilado?

Ah, as palavras! Tão belas quanto traiçoeiras... Não te encanta perceber que um simples símbolo como uma vírgula pode alterar todo o sentido de uma frase? Essa flexibilidade, essa sutileza, é poesia para mim, uma arte digna de exposição.

Eu amo as palavras e suas complexidades, ainda que escorregue diversas vezes nelas, cometendo erros após erros. Ela entende, eu sei. E amo mais ainda quem tem o dom de desconcertá-las, de lhes conferir novos significados, de enriquecê-las ainda mais.

Luís Fernando Veríssimo é um exemplo. Gosto do humor simples, implícito entre as palavras, que ele, como ninguém, sabe agrupar. Veja esta crônica de sua autoria e encante-se com as referências históricas, o humor limpo nas entrelinhas.

A orelha

De todos os órgãos do corpo, a orelha é o único cuja forma ultrapassa a função. Todos os outros órgãos têm a forma adequada à sua finalidade - mais da metade das curvas e nichos da orelha são desnecessários. São, portanto, puro exibicionismo. A complexidade interna do ouvido - seus labirintos e artelhos - se justifica. Nada justifica as viravoltas externas da orelha, as falsas entradas, os cornichos, as cavernas, desafios à lógica e ao cotonete. Alguns órgãos do corpo chegam ao barroco, só a orelha dá o passo fatal, que acabou com o Renascentismo, para o rococó. A orelha denuncia uma perigosa tendência latente na criação para o excesso, para a forma pela forma, para o ornamentalismo vazio.
Achei que devia fazer esse alerta.

Gostou? Espero que sim.

Essa é uma homenagem à Escrita/Leitura, uma habilidade espetacular, um advento tão importante que marcou e dividiu a história para sempre.

2 comentários:

Filipe "Tchuko" disse...

Olha, estou impressionado como você está dominando o dom da escrita. O exemplo que destes serviu para comparamos o seu texto ao do Veríssimo. E me arrisco a dizer: em pouco tempo chegará lá. Não é porque és minha amiga não, mas se a psicologia não for o melhor pra ti, escrever tenho certeza que será.

Débora, você me surpreende a cada dia. Valeu a espera pelo seu blog. Está nota 10. Recomendo.

Beijos de seu amigo e, agora, fã.

PS: Cansei de ser anônimo.

Dell Sales disse...

Obrigada, thukinho. Seria um sonho viver das palavras... Mas, preciso de muito mais que isso para chegar aos pés de Veríssimo.

Bjiin

Postar um comentário

Complemente esta história...